Cadastramento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida vai até o dia 30 em Vinhedo
sexta-feira, 20 de setembro de 2013Para identificar, mapear e cadastrar o perfil dos moradores com deficiência ou mobilidade reduzida e adequar e criar mais serviços públicos em todos os segmentos de atendimento, de acordo com suas demandas e necessidades, a Prefeitura de Vinhedo – por meio do Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, sua iniciativa de transformação do município em cidade digital – prossegue até o dia 30 de setembro o cadastramento de pessoas com esse perfil.
“Os dados que estamos coletando são importantes para a qualificação, quantificação e localização desses moradores para saber mais sobre onde moram, o que precisam e outros dados fundamentais para a estruturação e ampliação de políticas públicas que os atendam na cidade”, afirma o Prefeito Milton Serafim.
Lançada pelo prefeito Milton Serafim, durante as atividades da 10ª Semana da Pessoa com Deficiência, a ação recebeu o nome de cadastro-inclusão e pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua Oswaldo Cruz, nº 299, Centro).
A Secretaria Municipal de Assistência Social destacou tem um profissional exclusivamente para fazer esse cadastramento. O morador, ou seu representante legal, deve apresentar na sede da pasta os documentos originais e que são RG, CPF e o comprovante de residência. “Caso este comprovante não esteja no nome do deficiente, o morador ou seu representante deve apresentar uma declaração de residência assinada com firma reconhecida do titular do comprovante”, orientou a secretária municipal de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim.
No cadastramento o morador deficiente deve informar qual tipo de deficiência ou restrição de mobilidade tem, escolaridade, se está empregado, se frequenta alguma entidade de atendimento à pessoa com deficiência na cidade, se utiliza assistência em saúde, se faz algum tipo de tratamento ou acompanhamento, se pratica atividade física, quais tipos de transporte utiliza, tempo de residência, além de outros itens.
Banco de dados
Todas as informações fornecidas pelos moradores com deficiência ou dificuldade de mobilidade ao cadastro-inclusão fomentarão o banco de dados oficial da Prefeitura de Vinhedo, o Cadastro Técnico Municipal (CTM).
No CTM os dados de todos os moradores de Vinhedo estão unificados, permitindo ao poder executivo municipal concentrar informações dos munícipes em uma base de dados confiável, atestada e única.
O SIM Vinhedo Digital
Criado ao início do terceiro mandato do prefeito Milton Serafim, em 2009, o SIM Vinhedo Digital é uma iniciativa da Prefeitura de Vinhedo que tem enfoque no pleno atendimento ao cidadão, permitindo à administração municipal disponibilizar várias facilidades digitais aos moradores, por meio de novas tecnologias de informação e comunicação.
Além de ofertar aos munícipes vários serviços de atendimento e que podem, agora, ser acessados pela internet na forma de e-Gov pelo site da administração municipal (vinhedo.sp.gov.br), o SIM Vinhedo Digital ainda possibilita a inclusão infossocial da população, permitindo levar para mais de 70% dos moradores – com a ajuda da Infovia Municipal – acesso gratuito ao sinal de internet na cidade, bastando solicitar este acesso em uma das Centrais SIM Vinhedo Digital.
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Centro de Excelência Esportiva de Vinhedo tem quinhentos alunos de artes marciais e ginástica artística
- Vinhedenses podem acompanhar pela internet andamento de seus protocolos no Atendimento Cidadão
- Vinhedo participa do Projeto Estrada para a Cidadania
- Vinhedo: Pontilhões sob a linha férrea terão passagens para travessia segura de pedestres
- Moradores de Vinhedo lançam livro nesta quarta-feira, dia 15