Exposição 90 anos da Semana de 22 é aberta em Vinhedo e segue até o próximo dia 24
sexta-feira, 19 de outubro de 2012As coragens de inovar, de ousar e de experimentar novas formas de se pensar, com base em uma linha de criação essencialmente brasileira – proposta pela Semana de Arte Moderna de 1922 –, estão presentes em mais de 400 trabalhos em exposição na mostra “90 anos da Semana de 22”, aberta no fim da tarde de quarta-feira, dia 17, no Espaço Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini. As produções têm como autores os estudantes de educação infantil, dos ensinos fundamental I e II (1º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino, da Prefeitura Municipal de Vinhedo.
A mostra é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e conta com o apoio integral da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. É resultado de uma atividade pedagógica promovida pelos professores de Artes em todas as unidades educacionais municipais no decorrer do ano letivo e foi organizada para valorizar a produção intelectual dos estudantes, que com seu talento e criatividade homenagearam o movimento que deu início ao modernismo no Brasil e que é considerado, até hoje, um dos mais influentes nos campos cultural e literário realizados no século XX no País.
Na solenidade inaugural, que reuniu mais de 50 pessoas, estiveram presentes o vice-prefeito, Jaime Cruz, que representou o prefeito Milton Serafim na abertura; os secretários municipais Paulo Mattos (Cultura e Turismo), Rogério Levy Machado (Educação) e o vereador Márcio Melle. A abertura da exposição também foi prestigiada pelo escritor e poeta Benevides Garcia Barbosa Júnior, pelos professores de Artes da Rede Municipal de Ensino e por outros professores que formam a equipe docente das escolas municipais.
Bastante motivado com a qualidade dos trabalhos produzidos pelos estudantes, o vice-prefeito aproveitou a cerimônia para elogiar a promoção da mostra na cidade e enfatizou que o amplo ambiente do Espaço Cultural ficou até pequeno para tanto talento dos estudantes. “Os alunos da Rede Municipal de Ensino realmente devem ter sua criatividade e talento estimulados com ações didáticas como esta, que resgatam não apenas uma parte de nossa história e que valorizam a nossa cultura artística e literária, mas que também os motivam na produção de seus próprios projetos pessoais e que os ajudam a se expressar artisticamente”, disse.
O secretário municipal de Educação ainda disse que esta forma de atividade pedagógica conseguiu envolver os alunos na elaboração individual e conjunta dos trabalhos e solidificou entre eles conhecimentos relacionados a diferentes disciplinas. “Isso porque com base no tema de estudo proposto, refletiram sobre como este movimento foi importante à história nacional e como influencia os artistas e escritores até hoje por valorizar o povo, a cultura e a terra brasileira”, comentou Rogério.
Ainda na abertura da exposição e relembrando um dos acontecimentos mais marcantes da Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu de 13 a 18 de fevereiro no Theatro Municipal de São Paulo, o poeta e escritor Benevides Garcia Barbosa Júnior declamou a poesia “Os sapos”, de Manuel Bandeira, a exemplo do que fez o poeta Ronald de Carvalho na época; e explicou aos presentes como a Semana realmente transformou e revolucionou a produção artística nacional.
O estudante do 8º ano da EM Integração, Vinícius Suzuki Batista, também esteve na abertura da mostra e acompanhou de perto o encantamento das pessoas que prestigiaram o trabalho que ele produziu especialmente à exposição. “Gostei bastante de participar deste tipo de estudo e de ver meu trabalho aqui. Durante a semana vou trazer meus familiares para que o vejam na mostra!”, comentou satisfeito.
Conteúdo da mostra
Os trabalhos produzidos pelos estudantes e que estão em exposição pela mostra “90 anos da Semana de 22” valorizam e refletem a percepção dos alunos sobre a vida e as obras de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro, Inácio da Costa Ferreira (Ferrignac), John Graz, Alberto Martins Ribeiro, Oswaldo Goeldi, Victor Brecheret, Hidelgardo Leão Velloso, Wilhelm Haarberg, Heitor Villa-Lobos, Guiomar Novais, Frutuoso Viana e Ernani Braga. Embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna de 1922, a artista Tarsila do Amaral também influenciou a produção dos alunos por ter se transformado em um ícone do modernismo brasileiro.
No total, mais de2 mil trabalhos foram produzidos pelos alunos por meio da ação. Os que não estão entre os 400 atualmente em exposição, integram mostras internas organizadas por cada unidade escolar. No decorrer da Semana, a exposição “90 anos da Semana de 22” ainda receberá a visita dos estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino, que será realizada dentro do horário regular de aula e que visa proporcionar aos alunos a oportunidade de prestigiarem as produções elaboradas em outras escolas da Prefeitura de Vinhedo.
Serviço:
A mostra “90 anos da Semana de 22” segue até o próximo dia 24 no Espaço Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini, que fica na Rua Monteiro de Barros, nº 101, Centro.Para prestigiar a exposição, os interessados devem entrar pelo acesso existente próximo à Rua Jundiaí, bem em frente ao entroncamento da Rua Luiz Paffaro com a Rua Monteiro de Bairros. O Espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e no sábado, das 9 às 13 horas. A entrada é gratuita.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Quarteto Brasileiro de Violões encerrará Panorama Musical de Vinhedo
- A Equipe do Encontra Vinhedo deseja a todos um Feliz 2013
- Banheiros públicos do Parque Municipal de Vinhedo recebem reforma
- Festival de Inverno de Vinhedo recomeça dia 24 de julho com repertório de Vinicius de Morais
- Encontro das Artes de Vinhedo será de 3 a 13 de outubro no Centro Cultural Central