Vinhedo: Sanebavi recomenda o uso racional de água nesse período de estiagem
sexta-feira, 31 de agosto de 2012Sem chuvas há mais de 40 dias o nível dos rios de onde se capta a água bruta para tratamento diminuiu em toda a região.
E até que esse período de estiagem termine, a população pode contribuir usando a água de forma racional.
“Se cada um fizer a sua parte, não lavando, por exemplo, veículos e quintais, é possível evitar o desperdício e passar por esse período sem que ocorra a falta ou o racionamento de água para o município. O mais importante agora é que todos tenham a consciência do problema”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
A captação de água continua dentro do volume permitido. Durante os meses de estiagem (entre junho e outubro), a Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) pode captar um volume de até 935 m³/h de água em todo o sistema.
Apesar de a captação estar dentro da normalidade, a quantidade de água armazenada nos reservatórios diminuiu, e em alguns momentos do dia a reservação fica no limite.
“Nos últimos dez dias o consumo de água no período da tarde aumentou consideravelmente por causa do calor excessivo e do tempo seco. Com isso, os reservatórios só conseguem voltar ao normal depois das dez horas da noite quando o consumo diminui. É isso que vem garantindo o abastecimento durante o dia”, afirma Canjica.
Além da escassez de água, o calor dos últimos dias levou muitas cidades a decretarem Estado de Atenção por causa da baixa umidade relativa do ar. Vinhedo, na semana passada, ficou três dias em Estado de Atenção e um em Estado de Alerta por causa dos baixos índices da umidade do ar.
A recomendação nesses casos é evitar atividades ao ar livre e ingerir bastante líquido para manter o organismo hidratado. Outra alternativa para amenizar os efeitos do tempo seco é manter os ambientes da casa umidificados.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Prefeitura de Vinhedo abre vagas para curso de jardinagem
- Capoeirista de Vinhedo realiza intercâmbio nos Estados Unidos
- Obras em andamento no Portal do Cristo valorizarão uma das principais entradas de Vinhedo
- Área externa do Complexo Educacional Norberto Elias começa a receber calçadas e vias nos próximos dias em Vinhedo
- Manutenção pode deixar Santa Fé em Vinhedo sem água nesta sexta-feira